segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Professor e colegas, aí vai o nosso texto...
É uma adaptação do texto feito em sala de aula já com a relação dos textos que foram propostos para leitura.
Grupo: Aida, Karisa e Sheila.
É indubitavel, estamos na era tecnologica. Em casa, no trabalho, na faculdade, no medico, em quase todos os lugares que frequentamos, ha alguma tecnologia, desde as mais simples as mais complexas.
Completamente envolvidos com essa nova era, tornamo-nos dependentes. Não nos faltam "aparelhos esssencias":celulares, computadores, eletroeletronicos, entre outros. Mas é preciso ver ate que ponto estes, são essenciais. Se são vantajosos ou não.
Essa tecnologia nos traz beneficios (interligação global em diversas areas), mas tambem pode prejudicar (vicio pelo mundo virtual, falta de dialogo entre as pessoas proximas). As maquinas tecnologicas contribuem para diversas atividades humanas, substituindo o homem até, em certas situações, mas não podemos esquecer que nós é que devemos pensar, criar, sentir.
Não podemos nos deixar levar pelas inumeras facilidades que o mundo tecnologico nos proporciona.
Então, reformulando a nosso modo, um trecho do texto de um grupo de colegas: a tecnologia é para ser usufruida de forma positiva, facilitando e não escravizando nossas vidas.
Dessa forma continuaremos "seres humanos".
No cotidiano lidamos com diversos tipos de equipamentos tecnológicos na busca de melhores formas de viver. A maneira ou habilidades especiais pra lidar com tecnologia, para executar ou fazer algo chamamos de técnicas. Algumas técnicas são fáceis de aprender e são transmitidas por gerações. Já outras técnicas são bem elaboradas e exigem o máximo de habilidades e conhecimento específicos e complexos. No nosso cotidiano existem produtos e equipamentos que "não" notamos como tecnologias. Como por exemplo, próteses, algo que invadem o nosso corpo, vitaminas, alimentos e medicamentos, óculos e etc. Podemos ressaltar que dificilmente a nossa vida cotidiana seria possível sem a tecnologia. Elas invadiram as nossas vidas e agora não conseguimos viver sem elas.
O texto “Tecnologias da Informação e da Comunicação e Educação – uma parceria possível” fala sobre a parceria da tecnologia com a educação. Utilizando as novas técnicas pode-se aprimorar e dinamizar o meio pedagógico. É uma forma de melhorar o ensino e a aprendizagem dos professores e alunos, respectivamente. Com técnicas antigas como a oralidade, pode-se acrescentar melhores formas de realizar essa oralidade: imagens, vídeos e outros podem auxiliar, trazendo bons resultados.
O texto “Técnica, Tecnologia e Ciência” fala sobre a técnica e a tecnologia em simbiose, ou seja, a relação vantajosa entre ambas. Como a técnica é antiga, desde os homens primitivos que a utilizavam para sobreviver, caçar, e registrar seu modo de vida com a pintura rupestre, por exemplo, e a tecnologia é mais moderna, as mesmas podem se unir de forma a complementarem-se possibilitando a aplicação de conhecimentos científicos para resolver problemas técnicos. No Brasil essa relação simbiótica de técnica e tecnologia já existe é bem sucedida, há todos os recursos necessários para a mesma.
No orkut...

Nenhum comentário: