domingo, 2 de março de 2008

Equipe: Nelzilene, Edneuza Borges, Érica Macedo, Tamiris Teixeira e Thaís Pires.

O texto fala sobre como a tecnologia, a cultura e a sociedade estão ligadas entre si. Não havendo, desse modo, uma vilã (tecnologia) que causaria impacto na inocente mocinha (sociedade), pois são os próprios humanos, movidos por seus próprios interesses, que desenvolvem as técnicas. Por isso, a tecnologia não seria algo que abalaria uma ordem já estabelecida.
Sem falar que é impossível pensar na humanidade sem falar nas técnicas criadas ou descobertas por ela. Você já pensou em como seria sua vida sem eletricidade ou o fogo? Pois atualmente somos dependentes da máquina, ou melhor, nos fundimos a ela, somos praticamente parte da tecnologia. Como demonstrado no filme Tempos Modernos, em que a recente industrialização modificou os hábitos do trabalhador vivido por Charles Chaplin. Veja um pedaço no link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=nKNqzSe0bHk
Outro tópico discutido no texto e que é muito interessante, é o fato de que por trás da ciência sempre há uma tecnologia, pois conhecimento é poder, e por isso grandes corporações e governos de países mais desenvolvidos controlam e disputam pelo uso e desenvolvimento de tecnologias, como a energia nuclear, essa disputa foi muito acentuada durante a corrida espacial entre os EUA e URSS na Guerra Fria.
Sem falar que a toda hora surge mais uma técnica e descoberta que torna nosso modo de vida obsoleto, como foi o caso da fita que foi facilmente ultrapassada pelo CD, o qual corre o mesmo risco com o mp3. E por causa do nosso atual sistema econômico, o neoliberalismo, que torna tudo mais fluído, inclusive relações, somos obrigados a consumir cada vez mais e sofrermos as influências e mudanças que essa descoberta faz a nossa vida, pois se não a aceitamos seremos postos de lado pela nova ordem mundial, uma prova disso, é que pra se conseguir um emprego é obrigado a saber um pouco de informática, mesmo que você nem venha a usar. Como se não bastasse os marginalizados que já temos pela má distribuição de renda no país, temos que nos preocupar com os excluídos do mundo digital.
Por falar em comportamento e tecnologia, uma boa música que fala sobre isso que estamos voivendo, a terceira revolução industrial, é a música de Pitty, Admirável chip novo, a qual é uma homenagem ao livro Admirável mundo novo. Veja um link para o clipe:
http://www.youtube.com/watch?v=aXJ_Ub1xbhw

Aproveitem e vejam os links e se puderem leia o livro.

Nenhum comentário: